domingo, 22 de agosto de 2010

Hipermarco

PARTICIPAÇÃO JOVEM NA POLÍTICA

Juventude se mobiliza para as eleições de 2010 e conta com o apoio da internet para a difusão de propostas. Família, diretórios e movimentos estudantis estimulam o interesse político


ALINE SCARPONI,
STEFÂNIA AKEL,
5º PERÍODO

As eleições deste ano contam com um destaque de peso: os jovens. Independentemente da ideologia ou motivação, eles se mobilizam em favor do que acreditam e participam cada vez mais do processo político.Por intermédio de redes sociais, blogs, universidades e dentro de partidos, os jovens pretendem fazer a diferença nas eleições. É na Internet, no entanto, que eles focam sua atuação. "As eleições deste ano vão gerar uma enorme legião de pessoas conectadas transmitindo informações a todo instante e acredito que a nossa geração terá o privilégio de participar ativamente dessa revolução digital", afirma Adriano Faria, 24 anos, presidente da Juventude do Partido da Social Democracia (PSDB) em Minas Gerais.
O gosto pela política acompanha os jovens que atuam em partidos desde cedo. Aluno de Economia da PUC Minas, Adriano sempre se interessou pela política e viu no DCE da instituição a oportunidade de iniciar sua atuação na área. "Como no DCE a maioria dos membros tinha filiação partidária, senti que era importante escolher um partido. Decidi conhecer o PSDB, motivado principalmente pela figura do governador Aécio Neves, que já estava no terceiro ano do seu primeiro mandato, e fui muito bem recebido", conta. Foi também por meio de movimentos estudantis que o presidente da  Juventude Democratas (DEM) no Estado, João Victor Guedes Neto, de 24 anos, iniciou sua atuação na política. O interesse pelo então PFL surgiu por meio do fórum de mensagens no site do partido. João ressalta a importância da juventude dentro do Democratas. "O DEM se caracteriza como o partido da bancada mais jovem no Congresso Nacional, mostrando que seus jovens representam a real transformação do presente", afirma. Muitos jovens ingressam na política também por influência da família. É o caso de Bruno Júlio, 18 anos, filho do vereador de Belo Horizonte Cabo Júlio (PMDB) . "Em um primeiro momento fui influenciado por meu pai, mas em um segundo momento entrei na vida política para contribuir na elaboração de leis e políticas públicas voltadas para os jovens", explica o atual presidente da juventude peemedebista da capital. Amarilio Zebral, pai de Talysson Zebral, de 21 anos, membro do diretório estadual da Juventude do Partido dos Trabalhadores (PT) também estimulou o filho a ingressar na vida política. "Minha politização e inserção no PT tiveram influência no início por meu pai, sindicalista e um dos fundadores do partido", diz. Um dos candidatos mais jovens a vereador nas últimas eleições, Talysson pretende disputar o cargo novamente em 2012.
  
EXPECTATIVA        

                                                        TAYNAÁ NAYARA
Adriano Faria acredita que, com o uso da internet, os jovens poderão fazer a diferença nas próximas eleições
A juventude já está mobilizada em seus partidos para as eleições deste ano. Em âmbito estadual,os jovens do PMDB se preparam para alcançar o Palácio da Liberdade com o ministro das Comunicaçõese pré-candidato ao governo de Minas, Hélio Costa. "Como o PMDB tem candidatura própria ao governo do estado, este é um momento importante para mobilizarmos toda a juventude em prol desse objetivo, ressalta Bruno Júlio. No PT, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva já afirmou seu apoio ao candidato peemedebista ao governo de Minas Gerais. O foco da juventude do partido é a disputa nacional para eleger a ministra da Casa Civil, Dilma Rousseff. "Pela primeira vez em nossa história não teremos Lula como candidato a presidente.
Mas a juventude vai intensificar as ações, levar para o cotidiano a importância da continuidade do projeto  agora com a companheira Dilma", garante Talysson. No PSDB, de acordo com Adriano Faria, a juventude tucana está engajada na eleição do vice-governador Antônio Augusto Anastasia para o governo do estado. "Nestas eleições teremos a missão de mostrar que além de Aécio (Neves), os resultados expressivos do governo contaram muito com o trabalho do professor Anastasia", avalia. O jovem ressalta as facilidades que a Internet traz para a campanha. "Podemos levar nossas ideias e propostas pela rede através de ferramentas gratuitas como blogs, Twitter, Facebook e Orkut, e ainda podemos contar com a ajuda de militantes e simpatizantes da nossa proposta sem que eles precisem sair de casa", diz.

ENGAJAMENTO  

A juventude brasileira é lembrada por sua atuação em momentos históricos marcantes, como por exemplo a resistência ao governo ditatorial, a luta pelas Diretas em 1984 e o movimento dos "Caras Pintadas", em favor do impeachment de Fernando Collor de Mello (PRN), em 1992. Atualmente a juventude é criticada por não atuar da mesma forma que antes. Mas segundo o cientista político Malco Braga Camargos, isso acontece porque as bandeiras hoje em dia são diferentes. "Antes, você lutava pela sua liberdade, pela sua independência.
Hoje, as questões básicas foram resolvidas, felizmente. Então agora se permite que se façam movimentos estéticos. Ainda bem que não brigamos mais por liberdade, porque temos liberdade hoje", avalia.

                                    
(Esta reportagem foi publicada na edição 272 do jornal laboratório da PUC Minas, o Marco, que pode ser lida na íntegra aqui Jornal Marco 272 )